28 Feb
28Feb

Portugal continua a ser um destino turístico interessante e um local muito apetecível para se viver!

Quando pensamos para onde vamos viver, é inevitável que surjam algumas preocupações que pretendemos ver esclarecidas antes mesmo de tomarmos a nossa decisão final, tais como: O País é seguro? Financeiramente sustentável? Existem oportunidades de investimento? A economia está a crescer? É tecnologicamente evoluído? O sistema de saúde e de ensino são bons? Estas e outras questões são fundamentais para a tomada de decisão, sendo que em alguns destes pontos Portugal tem apresentado excelentes performances. Tanto o é que foi considerado pela Forbes como um dos melhores destinos para se viver após a pandemia. Portugal, numa listagem de mais de 80 países do mundo que teve em consideração diversos critérios, tais como, segurança, oportunidades de crescimento, economia, entre outros, está em 25º lugar como um dos melhores países do mundo para se viver. Olhando um pouco para alguns dos pontos vemos que Portugal é sem dúvida um dos destinos mais seguros do mundo. De acordo com o Global Peace Index 2020 onde estão presentes mais de 150 países, Portugal ocupa o 3º lugar, partilhando o pódio com países como a Islândia e a Nova Zelândia. 


No que concerne ao sistema de saúde, Portugal também está entre os melhores ocupando o 13º lugar, tendo inclusivamente demonstrado no atual contexto pandémico uma excelente performance, tendo sido apontado por diversos países como um exemplo a seguir. Economicamente, Portugal representa uma oportunidade de investimento para o mercado internacional? Sim, claro que sim! Comparativamente com os restantes países do mundo, Portugal apresenta grandes oportunidades, não só porque somos vistos como um país com mão-de-obra bastante qualificada, como também relativamente barata. Somos um dos maiores polos de empreendedorismo do mundo – tanto o é que eventos como o Websummit estão presentes e para ficar. Além disso, somos um dos países do mundo cujos preços de bens de primeira linha são bastante mais baixos, acessíveis e ajustados ao poder de compra da economia nacional. No que concerne ao sistema de ensino, Portugal está também muito bem posicionamento, tendo o 20º lugar no ranking de mais de 80 países a nível mundial. Podíamos continuar a explorar outros pontos, tais como a gastronomia, o clima e a cultura que todos nós sabemos que somos um dos melhores do mundo – não é em vão que estamos na lista de um dos melhores (se não o melhor) destinos turísticos do mundo! Estes são apenas alguns dos pontos que levam o mercado internacional a considerar que Portugal é um dos destinos mais apetecíveis. Vejamos quais os países com maior interesse em investir no mercado imobiliário em Portugal: 


O interesse dos franceses é, sem dúvida, o mais elevado. No entanto, temos também assistido a um aumento do interesse por parte dos Estados Unidos, principalmente na procura por imóveis acima dos 250 mil euros. Apesar da pandemia da Covid-19, a procura por parte de compradores estrangeiros manteve-se em alta em Portugal. As constantes alterações de preço, e a iminente implementação das novas regras dos Vistos Gold, mantiveram os expatriados e investidores à procura de oportunidades no nosso país. Existe uma ampla visão de que Portugal aumentará a sua atratividade como destino no mercado imobiliário internacional. Olhando para aqueles que são os locais mais procurados em Portugal, e de acordo com as pesquisas do Listglobally, zonas como Lisboa, Faro, Setúbal e Porto são as quatro regiões mais procuradas pelo mercado internacional. Assim sendo, podemos concluir que apesar de todas as dificuldades que poderão surgir resultantes do atual contexto pandémico, acreditamos que Portugal continua e continuará a ser um destino interessante para se viver e com um forte potencial de crescimento.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.