12 Jan
12Jan

Não é fácil escrever este artigo sem parecer ligeiramente tendencioso, visto eu próprio ser um consultor imobiliário. No entanto, vou tentar ser o mais objetivo e factual possível nesta minha análise. Comecemos por aquilo que são as principais dificuldades encontradas no processo de venda de um imóvel.

1. Preparação do imóvel para apresentação

Na maioria das vezes, o imóvel que pretendemos vender é nosso e, como tal, existe uma relação emocional. O potencial comprador do nosso imóvel deve conseguir imaginar-se no mesmo abstraindo-se da situação atual, pelo que a primeira coisa a fazer é arrumar todos os bens e decoração pessoal, tais como fotografias de família. Se de uma casa se tratar, esta deve estar sempre arrumada e limpa e, durante a visita, com as persianas/portadas abertas e luzes sempre ligadas para dar luminosidade. Se tiver animais, deve ter um cuidado especial devido a odores e, sempre que possível, evitar tê-los em casa durante a visita.

São tantos os truques, que vou deixar o tema para um post futuro.

2. Qual a estratégia de preço que deve implementar?A definição do preço do imóvel não é um processo fácil, não só porque uma vez mais estamos ligados emocionalmente ao mesmo, como também o nosso conhecimento sobre o mercado é normalmente muito mais escasso do que o de um profissional da área. A estratégia de preço deve ser escolhida de acordo com os objetivos de quem vende. No entanto, para a definição da estratégia, deve sempre ser determinado o preço de mercado de acordo com a localização e as características do imóvel.

3. Qual a documentação que deve reunir?

Outro aspeto importante e igualmente difícil é saber qual a documentação necessária para o venda do imóvel. Que documentos devemos juntar? A que entidades me devo dirigir e o que devo obter em cada uma? Estes documentos têm validade? O que é o Certificado Energético e onde posso obtê-lo? Como e onde posso marcar uma escritura?

4. Como deve promover o imóvel de forma a identificar, acompanhar e negociar com potenciais compradores

Por fim e não menos importante que os pontos anteriores (aliás, creio que até o mais importante), é como vou fazer chegar o meu imóvel às pessoas certas? Quem são os verdadeiros compradores para o meu imóvel?

Várias foram as dificuldades apresentadas pelos meus clientes que tiveram a experiência de vender o seu imóvel por conta própria. Entre elas, mencionaram:

  • Foram abordados constantemente por agentes imobiliários;
  • Receberam inúmeros comentários destrutivos de outros utilizadores nas plataformas onde colocaram os anúncios;
  • Os poucos potenciais compradores que os contactaram, poucos marcaram visitas e, muitas vezes, nem apareceram.

5. Devo optar pela experiência?

Um consultor imobiliário é um profissional experiente no mercado imobiliário, ou seja, este já teve diversas experiências no passado que permitem tomar as decisões mais acertadas para a promoção e venda do seu imóvel. Este conhece os sites certos para promover o seu imóvel, conhece as zonas geográficas e potenciais clientes interessados na tipologia de imóvel que está a vender e sabe onde e com quem fazer as parcerias certas.


Veredito

Estes são alguns dos pontos fundamentais para a importância de entregar a venda do seu imóvel a um profissional especializado nesta atividade.

Um consultor imobiliário faz precisamente aquilo que o seu nome indica, presta consultoria imobiliária, ou seja, presta apoio, esclarecimentos, orientações no processo de venda do seu imóvel, define estratégias com o cliente, investe na promoção do imóvel para que este chegue a todo o lado e acima de tudo encontra os verdadeiros compradores, os compradores ideais, sempre com o objetivo de vender o mais rápido possível e ao melhor preço.

Ser consultor imobiliário implica uma dedicação total ao projeto do nosso cliente como se fosse o seu próprio. O sucesso da operação depende do empenho, dedicação e compromisso do consultor imobiliário.

Em média, um imóvel à venda através de um particular com recurso a plataformas online para o efeito varia entre 6 meses a mais de 1 ano, sendo que em 2019 a média de tempo de venda de um imóvel através de um consultor imobiliário variou entre 3 e 6 meses. A estratégia de promoção depende de vários fatores tais como a localização, preço e estado do imóvel e de acordo com o momento da economia que se esteja a vender (mercado de vendedores ou compradores).


JOÃO NUNO ANDRADE, o Consultor do Mês

Como indiquei inicialmente, sou suspeito para falar da profissão de um consultor imobiliário, já que eu próprio sou consultor imobiliário. No entanto, não posso deixar de defender aquilo em que acredito e que vejo em muitos dos meus colegas de profissão. É por estes motivos e muitos mais que me levanto todos os dias com a certeza de que irei dar aos meus clientes o melhor de mim.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.