19 Jan
19Jan

O preço de venda das casas em Portugal (Continental) registado em dezembro fica 1,8% acima do pré-Covid, em fevereiro. O último mês do ano deu um importante contributo para esta evolução acumulada, registando a variação mensal mais elevada durante a pandemia, nomeadamente de 1,0%.

Desde março, o preço de venda das casas exibiu uma tendência de estabilização, num ciclo de variações em cadeia que oscilaram entre -0,2% e 0,9%. Setembro foi a única exceção a este comportamento ao longo do período pós-pandémico, com o Índice de Preços Residenciais a exibir então uma variação mensal de -2,1%. Os últimos meses do ano confirmaram que setembro foi uma exceção, regressando a variações mensais positivas.

Não obstante, apesar da resistência ao choque pandémico, o comportamento de curto-prazo dos preços durante a pandemia evidencia uma desaceleração face ao anterior ritmo do mercado. Em 2019, os preços tinham crescido a uma média de 1,2% por mês, tendência que os dois primeiros meses de 2020 confirmaram. 

Neste contexto, naturalmente a valorização homóloga travou de forma clara ao longo de 2020, encerrando o ano em 4,8%, ou seja, quase 13 pontos percentuais menos do que os 17,4% a que os preços subiam em janeiro.

Os resultados são apurados no âmbito do Índice de Preços Residenciais, que acompanha a evolução dos preços de transação de habitação a partir dos dados reportados ao SIR-Sistema de Informação Residencial desde 2007.


Fonte: Confidencial Imobiliário - www.confidencialimobiliario.com

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.