22 Jan
22Jan

Estou neste momento a remodelar a casa e optei por substituir a minha lareira a lenha por uma a bioetanol. A minha razão principal para a alteração da fonte de energia foi o facto de não existir chaminé na parede onde queria colocar a lareira, mas também pensei no quanto vou contribuir para a diminuição da pegada carbónica ao reduzir substancialmente as emissões de CO2 produzidas.

Não sendo um especialista, fui procurar informações sobre as mesmas e encontrei um site de fornecedor de lareiras "pedraedecoração" que me esclareceu por completo. Aproveito para partilhar convosco o que aprendi.



As lareiras a bioetanol surgiram nos anos 90 e têm vindo a conquistar público devido às mais-valias que apresentam em relação às restantes lareiras.

O uso de etanol, ao invés de materiais de combustão tradicionais como a lenha, tem inúmeros benefícios já que a chama produzida não tem cor nem emite gases nocivos para a saúde. Além disso, como se trata de uma fonte de energia renovável, existem vantagens fiscais para quem opta por proteger o ambiente. 

Lareiras a bioetanol são mais ecológicas e eficientes

Sabia que o etanol é produzido através de produtos vegetais, como batatas, milho ou arroz? E que é biodegradável e uma fonte de energia bastante amiga do ambiente?

O CO2 libertado pelo etanol equivale ao de duas velas. Nas lareiras a bioetanol, a eficiência está igualmente garantida, já que estas permitem um excelente aquecimento da divisão sem necessidade de fechar o espaço.

São equipamentos amigos do meio ambiente e que permitem integrar uma decoração moderna. Além de serem bastante seguros e eficientes no que toca a aquecimento, podem ser colocado em qualquer local pois não precisam de chaminé.

Dez características que distinguem as lareiras a bioetanol das tradicionais

Conhece os benefícios de ter uma lareira a bioetanol? Conheça os dez principais:

Combustível – o material de combustão é o que distingue estes equipamentos. As lareiras a bioetanol usam um tipo de álcool que permite produzir o efeito visual da chama. A sua única exigência é a renovação do oxigénio no espaço onde está colocado, que tanto pode ser uma zona interior (lojas, escritórios ou quartos) ou exterior (varandas e jardins).

Não necessita de chaminé – como o etanol não liberta fumo, não é preciso instalar exaustor ou chaminé. No entanto, as lareiras a bioetanol não perdem calor, por isso o aquecimento está assegurado.

Combustível à venda em vários locais – popularmente conhecido por «álcool etílico», o etanol está à venda em supermercados, drogarias e lojas que vendam produtos de limpeza.

Não liberta odores – enquanto a lareira está em funcionamento não há libertação de qualquer cheiro, verificando-se apenas um pequeno odor quando se apaga o fogo.

Não é prejudicial à saúde – o álcool, quando queimado liberta vapor de água e dióxido de carbono em quantidades insignificantes para a saúde.

Garante o aquecimento por várias horas – em média, um litro de etanol dura entre duas a quatro horas. O seu consumo depende do tamanho da chama selecionada e da ventilação do local. A chama dura enquanto o álcool está na lareira.

Lareiras têm «queimador» – esta base consiste num reservatório, de aço inoxidável, onde o combustível é colocado, que tem um regulador para ligar, aumentar ou diminuir a chama.

Fácil instalação – as lareiras a bioetanol são fáceis de instalar e não necessitam de um local específico para colocar o equipamento.

Possibilidade de instalar no local destinado à lareira tradicional – as lareiras a bioetanol podem ser colocadas em qualquer parte da casa, inclusive nas áreas onde existia um equipamento tradicional com chaminé.

Manutenção periódica – as lareiras a bioetanol devem ser limpas com regularidade, bastando usar um pano húmido. O detergente não deverá ter químicos contraindicados para este equipamento. O álcool deverá ser manipulado com cuidado e colocado fora do alcance das crianças. 

in Pedra e Decoração


Para além do Bioetanol, existem ainda a Lenha, Eletricidade, Gás e Pellets como fontes de alimentação. Cada uma com as suas vantagens e consequências. Daqui por uns meses saberei dar-vos a minha opinião sobre a opção que escolhi: o Bioetanol.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.